SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Brazilian paralympic committee: analysis of the environment, strategy and organizational structure“We do not even know what to say about our CREF”. Attributions and actions of the CONFEF/CREFs system from the perspective of undergraduate teachers in Porto Velho, Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

LEITE, Jaciara Oliveira. Sentidos e significados da escola do campo na perspectiva da produção cultural das crianças. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73795.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73795.

Este texto apresenta reflexões sobre os sentidos e significados da escola do campo atribuídos por crianças, especialmente, a partir de sua produção cultural. A escola é central para os territórios camponeses, espaço de encontro entre conhecimentos científicos e populares, organização comunitária e partilha da vida. A investigação aconteceu em parceria com uma escola do campo localizada na Chapada dos Veadeiros (Goiás) no Bioma Cerrado. Com base na Psicologia Histórico-Cultural, Educação do Campo e Sociologia da Infância, a pesquisa prezou pela participação das crianças e consideração de suas diferentes linguagens. Contou com os instrumentos: fotografia, observação participante e entrevistas a partir de abordagem lúdica. A pesquisa demonstrou que as crianças se apropriavam da escola para encontrar com seus pares, estudar, brincar, inventar e como a escola do campo é um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.

Keywords : Educação do campo; Infância camponesa; Produção cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )