SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Comité paralímpico brasileño: análisis del ambiente, estrategia y estructura organizativa“La gente se queda hasta no saber qué hablar de nuestro CREF”. Atribuciones y acciones del sistema CONFEF/CREFs en perspectiva de docentes de graduación de Porto Velho, Rondônia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

LEITE, Jaciara Oliveira. Sentidos e significados da escola do campo na perspectiva da produção cultural das crianças. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73795.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73795.

Este texto apresenta reflexões sobre os sentidos e significados da escola do campo atribuídos por crianças, especialmente, a partir de sua produção cultural. A escola é central para os territórios camponeses, espaço de encontro entre conhecimentos científicos e populares, organização comunitária e partilha da vida. A investigação aconteceu em parceria com uma escola do campo localizada na Chapada dos Veadeiros (Goiás) no Bioma Cerrado. Com base na Psicologia Histórico-Cultural, Educação do Campo e Sociologia da Infância, a pesquisa prezou pela participação das crianças e consideração de suas diferentes linguagens. Contou com os instrumentos: fotografia, observação participante e entrevistas a partir de abordagem lúdica. A pesquisa demonstrou que as crianças se apropriavam da escola para encontrar com seus pares, estudar, brincar, inventar e como a escola do campo é um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.

Palabras clave : Educação do campo; Infância camponesa; Produção cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )