SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Senses and meanings of the rural school from the perspective of children's cultural productionPerception of students, teachers and alumni about the Bachelor of Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

CORDEIRO, Gigliane Pereira da Silva Marques et al. “A gente fica até sem saber o que falar do nosso CREF”. Atribuições e ações do sistema CONFEF/CREFs na perspectiva de docentes de graduação de Porto Velho, Rondônia. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75846.  Epub Sep 10, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75846.

A regulamentação da profissão da Educação Física (EDF) deu-se pela Lei Fede¬ral nº 9.696/98, através da qual foi criado o Conselho Federal (CONFEF) e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs). A presente pesquisa, caracte¬rizada como exploratória e descritiva, teve como objetivo explorar e discutir as percepções de docentes de cursos de graduação em EDF de Porto Velho a res¬peito das atribuições e ações do sistema CONFEF/CREFs. Catorze docentes de cursos de graduação em EDF de duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas foram entrevistados. Conjuntamente, as análises revelam que os do¬centes são conhecedores de grande parte das atribuições e competências do sistema CONFEF/CREFs. Todavia, no que diz respeito ao cumprimento dessas, todos os docentes consideram que o sistema revela-se falho, especialmente na fiscalização dos profissionais, na divulgação de suas ações, bem como na valori¬zação, representação e defesa da profissão perante a sociedade.

Keywords : CONFEF/CREFs; Educação física; Docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )