SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Sentidos y significados de la escuela rural desde la perspectiva de la producción cultural infantilPercepción de estudiantes, profesores y ex-alumnos sobre el bachillerato en Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CORDEIRO, Gigliane Pereira da Silva Marques et al. “A gente fica até sem saber o que falar do nosso CREF”. Atribuições e ações do sistema CONFEF/CREFs na perspectiva de docentes de graduação de Porto Velho, Rondônia. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75846.  Epub 10-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75846.

A regulamentação da profissão da Educação Física (EDF) deu-se pela Lei Fede¬ral nº 9.696/98, através da qual foi criado o Conselho Federal (CONFEF) e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs). A presente pesquisa, caracte¬rizada como exploratória e descritiva, teve como objetivo explorar e discutir as percepções de docentes de cursos de graduação em EDF de Porto Velho a res¬peito das atribuições e ações do sistema CONFEF/CREFs. Catorze docentes de cursos de graduação em EDF de duas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas foram entrevistados. Conjuntamente, as análises revelam que os do¬centes são conhecedores de grande parte das atribuições e competências do sistema CONFEF/CREFs. Todavia, no que diz respeito ao cumprimento dessas, todos os docentes consideram que o sistema revela-se falho, especialmente na fiscalização dos profissionais, na divulgação de suas ações, bem como na valori¬zação, representação e defesa da profissão perante a sociedade.

Palabras clave : CONFEF/CREFs; Educação física; Docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )