SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63The policy of sport in state of Para in the period from 2012 to 2013“Educated” body: pedagogical acting of Physical Education teachers in gyms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

OLIVEIRA, Mariana Gomes de  and  MALDONADO, Daniel Teixeira. Análise midiática sobre o futebol feminino no Brasil: elementos didáticos para a Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73498.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73498.

O objetivo desse estudo foi compreender a produção discursiva da revista PLACAR sobre o futebol feminino no Brasil e produzir conhecimentos que possam ser utilizados para fomentar esse debate nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. A partir de uma pesquisa documental, em 1017 periódicos, localizados na biblioteca do Museu do Futebol em São Paulo, foi realizada a análise de conteúdo para identificar unidades de significado sobre o futebol feminino. O discurso sobre a mulher no futebol está fortemente marcado pela proibição e discriminação. Apesar disso, graças a inúmeras atletas e aos ideais feministas, as jogadoras estão gradativamente conseguindo espaço e respeito. Temas como a sexualização da mulher no futebol, a luta pela igualdade de gênero nessa modalidade esportiva, a existência de jogos e campeonatos de futebol feminino e as diversas profissões que são ocupadas por mulheres nessa prática corporal podem ser problematizados nas aulas de Educação Física.

Keywords : Produção discursiva; Futebol feminino; Educação física; Ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )