SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63La política del deporte en el estado de Pará en el periodo de 2012 a 2013Cuerpo “educado”: actuación pedagógica de los profesores de Educación Física en los gimnasios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

OLIVEIRA, Mariana Gomes de  y  MALDONADO, Daniel Teixeira. Análise midiática sobre o futebol feminino no Brasil: elementos didáticos para a Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73498.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73498.

O objetivo desse estudo foi compreender a produção discursiva da revista PLACAR sobre o futebol feminino no Brasil e produzir conhecimentos que possam ser utilizados para fomentar esse debate nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. A partir de uma pesquisa documental, em 1017 periódicos, localizados na biblioteca do Museu do Futebol em São Paulo, foi realizada a análise de conteúdo para identificar unidades de significado sobre o futebol feminino. O discurso sobre a mulher no futebol está fortemente marcado pela proibição e discriminação. Apesar disso, graças a inúmeras atletas e aos ideais feministas, as jogadoras estão gradativamente conseguindo espaço e respeito. Temas como a sexualização da mulher no futebol, a luta pela igualdade de gênero nessa modalidade esportiva, a existência de jogos e campeonatos de futebol feminino e as diversas profissões que são ocupadas por mulheres nessa prática corporal podem ser problematizados nas aulas de Educação Física.

Palabras clave : Produção discursiva; Futebol feminino; Educação física; Ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )