SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Media analysis on women's soccer in Brazil: didactic elements for Physical Education in high schoolPhysical Education in the (inclusive?) adult and youth education: a portrait of the scientific production in the field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SILVA, Alan Camargo  and  FERREIRA, Jaqueline. Corpo “educado”: atuação pedagógica de professores de Educação Física em academias de ginástica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76554.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76554.

Os profissionais de saúde pautam-se em saberes técnico-científicos atrelados à racionalidade biomédica para exercer sua atuação como educadores e interventores. Nos estabelecimentos de práticas corporais, especialmente nos espaços fitness, sabe-se que há uma educação biologizante do corpo por parte daqueles que ministram as aulas e atividades do treinamento. Nesse ensaio, objetiva-se, portanto, analisar e problematizar como professores de Educação Física enquanto profissionais de saúde educam o corpo nas academias de ginástica. Esse artigo analisa em que medida a intervenção em saúde desses professores através dos exercícios físicos das academias leva em consideração questões sociais ou fatores exclusivamente biológicos de seus frequentadores.

Keywords : Educação física e treinamento; Profissional de saúde; Academias de ginástica; Educação em saúde; Práticas corporais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )