SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Análisis mediático sobre fútbol femenino en Brasil: elementos didácticos para la Educación Física en la escuela secundariaEducación Física en la educación (¿inclusiva?) de jóvenes y adultos: un retrato de la producción científica en el área índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SILVA, Alan Camargo  y  FERREIRA, Jaqueline. Corpo “educado”: atuação pedagógica de professores de Educação Física em academias de ginástica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76554.  Epub 20-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76554.

Os profissionais de saúde pautam-se em saberes técnico-científicos atrelados à racionalidade biomédica para exercer sua atuação como educadores e interventores. Nos estabelecimentos de práticas corporais, especialmente nos espaços fitness, sabe-se que há uma educação biologizante do corpo por parte daqueles que ministram as aulas e atividades do treinamento. Nesse ensaio, objetiva-se, portanto, analisar e problematizar como professores de Educação Física enquanto profissionais de saúde educam o corpo nas academias de ginástica. Esse artigo analisa em que medida a intervenção em saúde desses professores através dos exercícios físicos das academias leva em consideração questões sociais ou fatores exclusivamente biológicos de seus frequentadores.

Palabras clave : Educação física e treinamento; Profissional de saúde; Academias de ginástica; Educação em saúde; Práticas corporais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )