SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Cuerpo “educado”: actuación pedagógica de los profesores de Educación Física en los gimnasiosEntre el coaching philosophy y la experiencia: la articulación de la filosofía de entrenadores a través de territorios de pasaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

PELUSO, Débora Leonel; GUIMARAES, Ana Lidia Felippe; FONSECA, Michele Pereira de Souza da  y  PELUSO, Marcelo Leonel. Educação Física na educação (inclusiva?) de jovens e adultos: um retrato da produção científica na área. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76435.  Epub 15-Dic-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76435.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino não-regular para indivíduos que tiveram acesso tardio à escola. Este estudo objetivou investigar a produção científica da área da Educação Física (EF) para analisar os debates sobre inclusão escolar e EJA. Para tal, houve uma revisão sistemática no portal CAPES, utilizando-se as palavras-chave: EJA, EF, inclusão, escola, currículo e "formação de professores" e suas combinações. Foram encontrados sete artigos para a discussão desta pesquisa e classificados em três categorias. Na análise de conteúdo, emergiram aspectos discutidos nas produções e tornou-se possível traçar pontos comuns relativos nas pesquisas. A inclusão escolar, de maneira geral, vem sendo discutida à medida que a literatura apresenta a ocorrência de situações excludentes e a necessidade de se estudar medidas para minimizá-las, criando oportunidades de participação efetiva por todos e todas nas aulas de EF para esta modalidade de ensino.

Palabras clave : Educação física; Educação de jovens e adultos; Inclusão; Produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )