SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Entre o coaching philosophy e a experiência: a articulação das filosofias de treinadores por territórios de passagemCultura africana numa perspectiva interdisciplinar: Educação Física na cultura corporal de movimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FERNANDES, Fernanda Herran. Para além da legitimidade: a necessidade da Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75902.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75902.

A obra “A necessidade histórica da Educação Física na Escola: impasses atuais” (2014), de Rosângela Aparecida Mello, fundamenta-se nos pressupostos da teoria do materialismo histórico e busca recolocar esta concepção nas discussões sobre a Educação Física. O objetivo central da obra é investigar a necessidade histórica da Educação Física escolar no contexto atual de crise e renovação do capital. Mello expõe um debate acerca da legitimidade da disciplina, deslocando-o para a questão de sua necessidade histórica, elevando a discussão a um novo patamar. Considera que as necessidades são construções histórico-sociais que buscam, tanto na Educação Física como em qualquer outro campo social, a construção de uma sociedade emancipada. Todavia, dentro de seus limites e possibilidades, a escola e a Educação Física pouco podem contribuir para a superação social radical, visto que só é possível pensar a cultura corporal para a emancipação humana se, de fato, esta for a intenção social.

Palavras-chave : Educação física; Escola; Capitalismo; Emancipação humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )