SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Más allá de la legitimidad: la necesidad de la Educación Física escolarRelaciones étnico-raciales y Educación Física escolar: revisión integradora de tesis y disertaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BRAVALHERI, Rubens de Sousa. Cultura africana numa perspectiva interdisciplinar: Educação Física na cultura corporal de movimento. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76910.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76910.

Através da interação com diferentes áreas de conhecimento, o aluno é capaz de aprender melhor por entender que o mundo é interdisciplinar. Assim, para desenvolver o tema cultura africana, realizou-se uma atividade entre Educação Física, História, Sociologia e Arte com alunos do Ensino Médio. Para contextualizar o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e os resultados foram mensurados de forma qualitativa. A atividade consistiu na criação de um espetáculo de dança em que o tema foi o afrofuturismo. Enquanto os alunos criavam as coreografias e experimentavam os movimentos, os outros componentes curriculares ajudaram na confecção das roupas, criação do cenário com estudos e debates para que pudesse se conhecer mais a cultura em questão. A atividade foi bem recebida pelos alunos que demonstraram grande interesse durante o processo e após a conclusão do evento, demonstraram grande consciência em relação ao tema abordado.

Palabras clave : Educação física; Ensino médio; Interdisciplinaridade; Projeto; Dança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )