SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63African culture in an interdisciplinary perspective: Physical Education in the body culture of movementCrossing the adventure: from school absence to inclusion in guiding documents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MENDONCA, Giuliano Pablo Almeida; FREIRE, Elisabete dos Santos  and  MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76893.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76893.

O objetivo deste estudo foi compreender como a temática das relações étnico-raciais tem sido estudada na educação física escolar. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de teses e dissertações nas bases de dados da CAPES e da BDTD. A amostra totalizou 25 estudos que puderam ser organizados em três grandes grupos: formação; identificação/investigação e intervenção/proposição que apontaram para um crescimento no interesse em pesquisar a temática. Por fim, pudemos concluir que, mesmo havendo interesse por parte dos pesquisadores, é necessário investir na formação continuada para que se consiga ampliar as discussões e criar estratégias mais concretas de inserções dessa temática nas aulas de educação física escolar.

Keywords : Relações étnico-raciais; Educação física escolar; Revisão integrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )