SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Ethnic-racial relations and school Physical Education: un integrative review of theses and dissertationsPotentialities and challenges of body practice and physical activities in care and health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

NICACIO, Luiz Gustavo. Travessia da aventura: da ausência na escola à inclusão em documentos orientadores. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e74232.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e74232.

O trabalho se dedica a percorrer processos histórico sociais e produções acadêmicas que dão indícios do caminho para inserção das Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar. O texto trata-se de um ensaio que emerge de uma pesquisa de revisão de literatura. Foi possível perceber que a modificação do entendimento do papel da Educação Física na escola, associada a um perfil mais autoral dos professores, com um crescente interesse acadêmico sobre a aventura, bem como, o aumento da visibilidade sobre as práticas de aventura, em especial no âmbito comercial, foram razões que entrelaçadas podem ser entendidas como os fatores que possibilitaram a inclusão destas práticas na escola, independentemente dos documentos orientadores.

Keywords : Documentos orientadores; Autoria docente; Aventura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )