SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Relaciones étnico-raciales y Educación Física escolar: revisión integradora de tesis y disertacionesPotencialidades y desafíos de las prácticas corporales y actividades físicas en la atención y promoción de la salud. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

NICACIO, Luiz Gustavo. Travessia da aventura: da ausência na escola à inclusão em documentos orientadores. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e74232.  Epub 20-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e74232.

O trabalho se dedica a percorrer processos histórico sociais e produções acadêmicas que dão indícios do caminho para inserção das Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar. O texto trata-se de um ensaio que emerge de uma pesquisa de revisão de literatura. Foi possível perceber que a modificação do entendimento do papel da Educação Física na escola, associada a um perfil mais autoral dos professores, com um crescente interesse acadêmico sobre a aventura, bem como, o aumento da visibilidade sobre as práticas de aventura, em especial no âmbito comercial, foram razões que entrelaçadas podem ser entendidas como os fatores que possibilitaram a inclusão destas práticas na escola, independentemente dos documentos orientadores.

Palabras clave : Documentos orientadores; Autoria docente; Aventura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )