SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Travessia da aventura: da ausência na escola à inclusão em documentos orientadoresPedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CARVALHO, Fabio Fortunato Brasil de; GUERRA, Paulo Henrique  e  LOCH, Mathias Roberto. Potencialidades e desafios das práticas corporais e atividades físicas no cuidado e promoção da saúde. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71546.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71546.

Em vista do reconhecimento do desafio da aproximação entre o Cuidado e a Promoção da Saúde, este ensaio teve como objetivo apontar elementos para que as Práticas Corporais e Atividades Físicas se tornem uma importante “ponte” entre eles. Como potências foram destacadas: seu potencial impacto no desenvolvimento humano e sua contribuição para uma vida mais satisfatória e prazerosa; as possibilidades de envolvimento de distintas profissões, contribuindo para o trabalho interprofissional; e de serem ricas na construção do cuidado compartilhado com as responsabilidades partilhadas entre os sujeitos e os profissionais de saúde. Como dificuldades e desafios: a formação profissional focada na lógica biomédica e na prática individualizada; a dificuldade na integração das ações e as condições de trabalho inadequadas. Conclui-se que as Práticas Corporais e Atividades Físicas, como um fenômeno complexo e multideterminado, possuem grande potencial para a almejada aproximação entre o Cuidado e a Promoção da Saúde.

Palavras-chave : Sistema único de saúde; Desenvolvimento humano; Educação interprofissional; Modelo biomédico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )