SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Potentialities and challenges of body practice and physical activities in care and health promotionReview of the book “Media processes in the sports field” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

ANDRADE, Leonardo Carlos de; ANDRADE, Jéssica da Silva Duarte de  and  MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71786.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71786.

Este artigo, relata uma experiência didática desenvolvida no CEPAE/UFG, a partir do conteúdo “Práticas Corporais de Aventura”, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo articulador o jogo simbólico, fomentado pela “contação de histórias” infantis. A ação foi delineada em 25 aulas com duração de 45 minutos, ministradas em três encontros semanais em turno matutino. A experiência está fundamentada nas bases teórico-metodológicas da pedagogia histórico-crítica, sobretudo nos estudos recentes sobre a didática. O percurso foi desenvolvido em uma tríade interdependente: 1º) Contação de história, através de adaptações de contos; 2º) Transmissão-assimilação dos conceitos inerentes ao conteúdo; 3º) Avaliação e registro no caderno de Educação Física. Para além da apropriação dos conceitos relativos às Práticas Corporais de Aventura, as crianças tiveram acesso a relação metabólica entre o ser humano e natureza a partir do simbólico, evidenciando o processo dialético engendrado na prática pedagógica.

Keywords : Educação física; Pedagogia histórico-crítica; Práticas corporais de aventura; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )