SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciaisEl ocio abigarrado: una propuesta para la lectura del campo desde la diferencia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MEZZAROBA, Cristiano  e  SANTOS, Weverton Paulo dos. Resenha do livro “Processos midiáticos no campo esportivo”. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71820.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71820.

O texto é uma resenha da obra de Gustavo Sanfelice, intitulada “Processos midiáticos no campo esportivo”, publicada em 2018 pela Editora Appris. A obra está organizada em cinco capítulos, os quais procuram trazer a contextualização da pesquisa realizada, ou seja, compreender estratégias de construção midiática em relação à atleta brasileira de ginástica artística Daiane dos Santos. Em específico quanto às suas ações sociais (conquista de títulos anteriores às Olimpíadas/2004, máxima performance esportiva que a credenciaria a conquistar uma inédita medalha de ouro olímpica, elaboração de gestos técnicos próprios etc.) e a transformação dessas ações sociais em acontecimentos midiáticos, a partir de enquadramentos e mapas de significado, numa pesquisa realizada nos jornais Zero Hora (ZH) e Folha de São Paulo (FSP). Evidenciam-se resultados diferenciados na construção discursiva desses dois periódicos: uma cobertura mais local e emotiva (ZH), e uma cobertura mais nacional, pautada em elementos objetivos (FSP).

Palavras-chave : Processos midiáticos; Campo esportivo; Campo midiático; Daiane dos Santos; Gustavo Roese Sanfelice.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )