SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63El ocio abigarrado: una propuesta para la lectura del campo desde la diferenciaAção dialógica na Educação Física: considerações educacionais teóricas e pedagógicas de movimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

COSTA, Mackson Luiz Fernandes da  e  MELO, José Pereira de. A prática pedagógica da Educação Física na escola de tempo integral num olhar multirreferencial. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72684.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72684.

O presente artigo é um ensaio teórico que objetiva apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da Educação Física na escola de tempo integral a partir do fundamento epistemológico da multirreferencialidade. A multirreferencialidade é uma perspectiva epistemológica que nega a existência do conhecimento de um ponto de vista purista e monológico, compreendendo os fenômenos em sua complexidade. A Educação Física, enquanto prática pedagógica, por muito tempo se justificou pelo referencial da aptidão física e do rendimento com o fim da formação esportiva, privilegiando uma formação voltada para a técnica do movimento padronizado, ficando restrita a referenciais únicos. É como espaço de relações plurais que concebemos a escola de tempo integral, e a Educação Física como parte desse contexto deve desenvolver uma prática pedagógica que perspective uma leitura plural a consciência corporal dos sujeitos implicados, fazendo-os compreender sua participação na sociedade como agentes, atores e autores que criam sentidos.

Palavras-chave : Educação física; Escola de tempo integral; Prática pedagógica; Multirreferencialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )