SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63The pedagogical practice of Physical Education in the integral time school in a multireferential viewReview of the book Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Ação dialógica na Educação Física: considerações educacionais teóricas e pedagógicas de movimento. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72870.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72870.

As sociedades plurais exigem que seus membros lidem com a pluralidade de maneira consciente e responsável. Este artigo discute a questão de qual contribuição a educação física pode dar para desenvolver a capacidade de pluralismo entre os alunos. Como resposta, referimo-nos ao conceito didático de ensino de educação física aberta à experiência, cujo centro é o diálogo ou o desenvolvimento da capacidade de agir em diálogo. Com base nesse objetivo, são discutidos quatro conceitos de diálogo: 1. O conceito de diálogo com referência a Paulo Freire; 2. Educação entendida como auto-educação; 3. O conceito de movimento dialógico; e 4. A conexão dialético-dialógica entre teoria e prática no sentido de uma educação física reflexiva.

Keywords : Educação física; Experiência; Dialógico; Movimento; Educação reflexiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )