SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63La práctica pedagógica de la Educación Física en la escuela de tiempo integral en una mirada multireferencialReseña del libro Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Ação dialógica na Educação Física: considerações educacionais teóricas e pedagógicas de movimento. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72870.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72870.

As sociedades plurais exigem que seus membros lidem com a pluralidade de maneira consciente e responsável. Este artigo discute a questão de qual contribuição a educação física pode dar para desenvolver a capacidade de pluralismo entre os alunos. Como resposta, referimo-nos ao conceito didático de ensino de educação física aberta à experiência, cujo centro é o diálogo ou o desenvolvimento da capacidade de agir em diálogo. Com base nesse objetivo, são discutidos quatro conceitos de diálogo: 1. O conceito de diálogo com referência a Paulo Freire; 2. Educação entendida como auto-educação; 3. O conceito de movimento dialógico; e 4. A conexão dialético-dialógica entre teoria e prática no sentido de uma educação física reflexiva.

Palabras clave : Educação física; Experiência; Dialógico; Movimento; Educação reflexiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )