SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Ação dialógica na Educação Física: considerações educacionais teóricas e pedagógicas de movimentoPrograma de educação postural: um relato de experiências com alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

COQUEREL, Patrick Ramon Stafin; RODRIGUES, Monica Giordana Francieli Blau; BARROS, Jonatas de França  e  RIBEIRO, Sidarta Tollendal Gomes. Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73585.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73585.

Resenhou-se o livro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado do Pós-doutoramento de Carlos Fernando França Mosquera. É um ensaio subdividido em dois capítulos. No primeiro, destacou-se a tentativa de reescrever a história da educação especial. No segundo, apresentou-se um ensaio sobre uma pedagogia acerca da relação do objeto de conhecimento (os conteúdos e currículo do Judô), com os aprendizes (pessoas com deficiência visual (DV)), além de relatar a experiência profissional e acadêmica do Projeto Judô, realizado em instituição para pessoas com DV. Foram analisados: 1) Estilo e correção de linguagem; 2) Qualidade das fontes utilizadas; 3) Coerência interna e com a metodologia anunciada; 4) Aprofundamento e atualização da discussão com a literatura; e 5) Contribuições e inovações. A inovação pedagógica é inegável na compreensão filosófica do “vazio” que norteia e motiva a pessoa com deficiência visual e a todos que estão envolvidos no processo inclusivo.

Palavras-chave : Educação especial; Educação física inclusiva; Pedagogia do esporte; Judô; Deficiência visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )