SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Educación Física escolar: objetivos y estrategias para la enseñanza del atletismoPosibilidades de la enseñanza de voleibol en el contexto de la educación profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

COSTA, Andrize Ramires; RIGO, Luiz Carlos; MARQUES, Danieli Alves Pereira  y  ASSIS, Marília Del Ponte de. A transformação didático-pedagógica da ginástica para as crianças pelo “brincar e se-movimentar”. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72360.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72360.

O objetivo do ensaio é refletir e problematizar o “brincar e se-movimentar” na ginástica como possibilidade pedagógica de uma Educação Física centrada no sujeito, perspectivando a ampliação do campo existencial. Considerando que o agir humano é carregado de intencionalidade e conexão entre corpo-mundo, defende-se uma ginástica que fomente a realização de experiências corporais por meio da resolução de problemas e da participação das crianças nas aulas com autonomia, criatividade e liberdade, permitindo-lhes constituir sentidos outros naquilo que fazem, pensam e sentem, dialogando com o mundo numa aventura saudável que as convida para se desenvolver no decurso de infinitas possibilidades de ação.

Palabras clave : Educação física; Ginástica; Brincar e se-movimentar; Crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )