SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Educação Física escolar: objetivos e estratégias para o ensino do atletismoPossibilidades do ensino do voleibol no contexto da educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

COSTA, Andrize Ramires; RIGO, Luiz Carlos; MARQUES, Danieli Alves Pereira  e  ASSIS, Marília Del Ponte de. A transformação didático-pedagógica da ginástica para as crianças pelo “brincar e se-movimentar”. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72360.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72360.

O objetivo do ensaio é refletir e problematizar o “brincar e se-movimentar” na ginástica como possibilidade pedagógica de uma Educação Física centrada no sujeito, perspectivando a ampliação do campo existencial. Considerando que o agir humano é carregado de intencionalidade e conexão entre corpo-mundo, defende-se uma ginástica que fomente a realização de experiências corporais por meio da resolução de problemas e da participação das crianças nas aulas com autonomia, criatividade e liberdade, permitindo-lhes constituir sentidos outros naquilo que fazem, pensam e sentem, dialogando com o mundo numa aventura saudável que as convida para se desenvolver no decurso de infinitas possibilidades de ação.

Palavras-chave : Educação física; Ginástica; Brincar e se-movimentar; Crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )