SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63The didactic-pedagogical transformation of gymnastics for children by the “play and self-moving”Theories of memory in scientific production in Physical Education: an analysis in brazilian journals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SOARES JUNIOR, Néri Emílio. Possibilidades do ensino do voleibol no contexto da educação profissional. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72387.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72387.

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o relato de experiência do ensino de voleibol desenvolvido no contexto da Educação Profissional. A experiência foi realizada em cursos de Agroindústria, Edificações e Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia. A ação pedagógica foi desenvolvida em três momentos, o planejamento, a intervenção e a avaliação. O conteúdo foi organizado com o objetivo de enfatizar os aspectos técnicos e táticos, históricos do voleibol e a relação entre o voleibol e sociedade. Nesta experiência, o voleibol foi apresentado como uma manifestação social que, a partir de diferentes determinações sociais, passou por alterações em sua forma de jogo.

Keywords : Educação profissional; Ensino médio; Educação física; Voleibol.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )