SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Possibilities of volleyball teaching in the context of professional educationThe body-in-flow in climbing in a natural environment: possibilities for emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

CRUZ, Marlon Messias Santana. As teorias da memória na produção científica em Educação Física: uma análise em periódicos brasileiros. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73257.  Epub Oct 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73257.

O estudo analisa como as concepções de Memória surgem nas produções científicas da Educação Física em periódicos brasileiros publicados no portal de periódicos da Capes. Para isso, foram selecionadas produções acadêmicas publicadas em periódicos indexados, entre os anos de 2013 a 2019, com qualificação Qualis Capes entre A1 e B2. Foram analisados 15 artigos, agrupados em categorias conforme os temas tratados nos estudos. Os resultados apresentam as concepções de memória abordadas nas produções, os objetivos, bem como os aspectos metodológicos que foram desenvolvidos. As considerações assinalam a necessidade de ampliar o diálogo entre as teorias da memória e Educação Física, nas produções científicas e intervenções pedagógicas da área.

Keywords : Memória; Educação física; Produção acadêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )