SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Posibilidades de la enseñanza de voleibol en el contexto de la educación profesionalEl cuerpo en flujo en la escalada en un entorno natural: posibilidades de emancipación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CRUZ, Marlon Messias Santana. As teorias da memória na produção científica em Educação Física: uma análise em periódicos brasileiros. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73257.  Epub 30-Oct-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73257.

O estudo analisa como as concepções de Memória surgem nas produções científicas da Educação Física em periódicos brasileiros publicados no portal de periódicos da Capes. Para isso, foram selecionadas produções acadêmicas publicadas em periódicos indexados, entre os anos de 2013 a 2019, com qualificação Qualis Capes entre A1 e B2. Foram analisados 15 artigos, agrupados em categorias conforme os temas tratados nos estudos. Os resultados apresentam as concepções de memória abordadas nas produções, os objetivos, bem como os aspectos metodológicos que foram desenvolvidos. As considerações assinalam a necessidade de ampliar o diálogo entre as teorias da memória e Educação Física, nas produções científicas e intervenções pedagógicas da área.

Palabras clave : Memória; Educação física; Produção acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )