SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Possibilidades do ensino do voleibol no contexto da educação profissionalO corpo-em-fluxo na escalada em ambiente natural: possibilidades de emancipação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CRUZ, Marlon Messias Santana. As teorias da memória na produção científica em Educação Física: uma análise em periódicos brasileiros. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73257.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73257.

O estudo analisa como as concepções de Memória surgem nas produções científicas da Educação Física em periódicos brasileiros publicados no portal de periódicos da Capes. Para isso, foram selecionadas produções acadêmicas publicadas em periódicos indexados, entre os anos de 2013 a 2019, com qualificação Qualis Capes entre A1 e B2. Foram analisados 15 artigos, agrupados em categorias conforme os temas tratados nos estudos. Os resultados apresentam as concepções de memória abordadas nas produções, os objetivos, bem como os aspectos metodológicos que foram desenvolvidos. As considerações assinalam a necessidade de ampliar o diálogo entre as teorias da memória e Educação Física, nas produções científicas e intervenções pedagógicas da área.

Palavras-chave : Memória; Educação física; Produção acadêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )