SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63As teorias da memória na produção científica em Educação Física: uma análise em periódicos brasileirosImagem corporal masculina: revisão integrativa da produção científica latino-americana (2005-2019) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MILLAS, Cláudia Regina Garcia. O corpo-em-fluxo na escalada em ambiente natural: possibilidades de emancipação. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73972.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73972.

Busca-se neste ensaio refletir sobre a escalada em ambiente natural enquanto uma prática emancipatória, como forma do praticante sair de uma dada condição e se libertar de normas pré-estabelecidas, podendo se transformar ao longo do trajeto, sentindo-se integrado ao meio, potente corporalmente e com os sentidos aguçados. Para tanto, faz-se análise da teoria de fluxo apresentada por Mihaly Csikszentmihalyi, relacionando os elementos de desfrute elencados pelo autor como presentes na experiência ótima, com as potencialidades do corpo em movimento na escalada percebidas e analisadas por Michel Serres. A partir dessa relação, propõe-se o termo corpo-em-fluxo como uma qualidade corporal específica em que o praticante ultrapassa a si mesmo, em processo de diferenciação e integração, desprendendo-se de pré-concepções para poder ver a si e ao mundo sob outra perspectiva. São investigados os treinamentos necessários para a prática, os riscos envolvidos na ação e a qualidade da experiência empreendida.

Palavras-chave : Escalada; Risco; Treinamento; Corpo humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )