SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Imagem corporal masculina: revisão integrativa da produção científica latino-americana (2005-2019)Um ensaio sobre a questão racial no esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FONSECA, Fábio Batista da et al. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72861.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72861.

Considerando a onipresença das tecnologias digitais atualmente e o massivo consumo destas por escolares, este estudo objetiva descrever e discutir os achados de uma revisão exploratória do conhecimento sobre a abordagem do tema saúde na Educação Física escolar que consideram os dispositivos/aplicativos tecnológicos. Trata-se de uma revisão não sistemática e investiga a literatura acadêmica da Educação Física considerando periódicos reconhecidamente relevantes que dialoguem diretamente com a educação. A busca centrou-se nos termos “escola”, “tecnologia” e “saúde”, sendo o diálogo na esfera escolar o principal critério de inclusão. Os achados apontam para 20 publicações que foram organizadas em categorias temáticas: a) tecnologia e suas implicações pedagógicas; b) monitoramento e uso de dados, um debate ético e; c) jogos digitais e tecnologias móveis. Destacam-se debates centrados em implicações pedagógicas de usos tecnológicos pelos professores, além de aspectos vinculados à exibição de si, quantificação de si e gamificação da vida pelos alunos.

Palavras-chave : Saúde; Tecnologia e educação; Educação física; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )