SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Representación de estudiantes de pregrado en prácticas curriculares supervisadas en la carrera de Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

ANDRADE, Eduardo Azevedo de  y  CONCEICAO, Carla da. Motivação discente frente às diferentes composições de turmas (des)seriadas para a Educação Física do ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e76372.  Epub 05-Ene-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e76372.

A (Des)seriação, proposta de estruturação das turmas para Educação Física do Ensino Médio, foi elaborada com o intuito de motivar os estudantes para as aulas. Neste estudo, do tipo misto, discentes do Ensino Médio, em 2012, 2014, 2015 e 2016, responderam ao questionário Bem Estar Discente na Educação Física acrescido de uma questão aberta. A análise por estatística descritiva e comparação entre grupos revelou que a motivação intrínseca dos estudantes não apresentou diferenças estatisticamente significativas, mas modificou a autopercepção das Necessidades Psicológicas Básicas. Já a análise de conteúdo apresentou visão negativa dos estudantes (54,6%) relacionada aos Aspectos estruturais do projeto. A crítica relacionada às turmas pares e ímpares, em 2016, pode ter engessado as escolhas dos alunos e os distanciado de seus objetivos ou interesses, trazendo descontentamento e prejudicando a frequência/permanência discente nas aulas de Educação Física.

Palabras clave : Educação física; Ensino médio; Motivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )