SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

ANDRADE, Eduardo Azevedo de  e  CONCEICAO, Carla da. Motivação discente frente às diferentes composições de turmas (des)seriadas para a Educação Física do ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e76372.  Epub 05-Jan-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e76372.

A (Des)seriação, proposta de estruturação das turmas para Educação Física do Ensino Médio, foi elaborada com o intuito de motivar os estudantes para as aulas. Neste estudo, do tipo misto, discentes do Ensino Médio, em 2012, 2014, 2015 e 2016, responderam ao questionário Bem Estar Discente na Educação Física acrescido de uma questão aberta. A análise por estatística descritiva e comparação entre grupos revelou que a motivação intrínseca dos estudantes não apresentou diferenças estatisticamente significativas, mas modificou a autopercepção das Necessidades Psicológicas Básicas. Já a análise de conteúdo apresentou visão negativa dos estudantes (54,6%) relacionada aos Aspectos estruturais do projeto. A crítica relacionada às turmas pares e ímpares, em 2016, pode ter engessado as escolhas dos alunos e os distanciado de seus objetivos ou interesses, trazendo descontentamento e prejudicando a frequência/permanência discente nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave : Educação física; Ensino médio; Motivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )