SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Motivation students in the face of different class composition (un)serial for Physical Education of high schoolCultural resistances faced by women in the context of the modalities of struggles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

OLIVEIRA, Ayra Lovisi; MOURAO, Ludmila Nunes; MAROUN, Kalyla  and  BRAGA, Aura Condé. Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e76907.  Epub Feb 25, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e76907.

A pesquisa teve como objetivo analisar as representações de licenciandos sobre as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Licenciatura em Educação Física (EF). Os dados apresentados aqui são parte de uma pesquisa que acompanhou o ECS da Licenciatura em EF por dois anos em uma instituição de ensino superior. Este recorte analisa os dados coletados no segundo semestre de 2018. Baseado na abordagem qualitativa interpretativa, realizou-se um estudo de caso, e as técnicas utilizadas foram a análise documental e a entrevista. Constatou-se que, na disciplina ECS, prevalece um caráter burocrático, com momentos insuficientes de reflexões sobre as vivências, o que aponta para um distanciamento entre a instituição de ensino superior formadora e a escola. Entretanto, os licenciandos reconhecem as contribuições do ECS na formação inicial, apesar das fragilidades e dos problemas apresentados.

Keywords : Educação física; Estágio; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )