SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Motivación de los estudiantes delante de enmiendas de composición de clases (des)serias para la Educación Física en la escuela secundariaResistencias culturales que enfrentan las mujeres en el ámbito de las modalidades de lucha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

OLIVEIRA, Ayra Lovisi; MOURAO, Ludmila Nunes; MAROUN, Kalyla  y  BRAGA, Aura Condé. Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e76907.  Epub 25-Feb-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e76907.

A pesquisa teve como objetivo analisar as representações de licenciandos sobre as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Licenciatura em Educação Física (EF). Os dados apresentados aqui são parte de uma pesquisa que acompanhou o ECS da Licenciatura em EF por dois anos em uma instituição de ensino superior. Este recorte analisa os dados coletados no segundo semestre de 2018. Baseado na abordagem qualitativa interpretativa, realizou-se um estudo de caso, e as técnicas utilizadas foram a análise documental e a entrevista. Constatou-se que, na disciplina ECS, prevalece um caráter burocrático, com momentos insuficientes de reflexões sobre as vivências, o que aponta para um distanciamento entre a instituição de ensino superior formadora e a escola. Entretanto, os licenciandos reconhecem as contribuições do ECS na formação inicial, apesar das fragilidades e dos problemas apresentados.

Palabras clave : Educação física; Estágio; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )