SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Representação dos licenciandos sobre estágio curricular supervisionado na Licenciatura em Educação FísicaProcessos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Juliana de  e  FRANCO, Laercio Claro Pereira. As resistências culturais enfrentadas pela mulher no âmbito das modalidades de lutas. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77006.  Epub 01-Jan-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77006.

O presente estudo qualitativo teve como objetivo compreender as barreiras sociais enfrentadas pelas mulheres praticantes de lutas (artes marciais ou esporte de combate). Este estudo traz artigos acadêmicos, exemplos e fragmentos de textos de conhecimento público que mostram parte do processo histórico que uma mulher enfrenta quando pratica luta. Foi elaborada uma revisão de literatura acerca do tema para encontrar a existência das barreiras sociais e quais são elas. Como consequência, esse artigo é capaz de transmitir as superações das mulheres tanto no âmbito das modalidades de lutas quanto no âmbito social. Como resultado, foi identificado alguns fatores e a existência de 5 barreiras sociais: a distinção de gênero, cultura da feminilidade, as mídias, exploração da erotização da mulher e a exclusão social da mesma. Tais barreiras são encontradas estruturadas na sociedade. E, mesmo diante disso, a mulher vem conquistando espaço na sociedade em geral e na área das lutas em particular.

Palavras-chave : Mulheres; Lutas; Barreiras sociais; Artes marciais; Preconceitos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )