SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64As resistências culturais enfrentadas pela mulher no âmbito das modalidades de lutasProfessores universitários de Educação Física: atribuições profissionais sob investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SANTOS, Leontine Lima dos; MONTIEL, Fabiana Celente  e  AFONSO, Mariângela da Rosa. Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77032.  Epub 05-Jan-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77032.

Resumo: Os processos de formação continuada foram intensificados nos anos de 2018/2019 no município do Rio Grande/RS, com a finalidade de atender à legislação vigente. O presente estudo objetivou compreender a percepção de professores de Educação Física sobre sua participação nos processos formativos propostos e as contribuições desses processos para sua prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, que utilizou um questionário autoaplicado como instrumento para coleta de dados. A partir da análise de conteúdo, as categorias emergentes revelaram que participar dos processos formativos é uma oportunidade de compartilhamento e troca de experiências, possibilitando a inovação através da busca por novos conteúdos e metodologias, de modo a qualificar a sua prática pedagógica, além de ser um espaço propício para o exercício da prática reflexiva, impulsionando as adaptações necessárias aos diferentes contextos.

Palavras-chave : Formação continuada; Educação física escolar; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )