SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Continuing education processes: aligning practices and building knowledge in school Physical EducationHistory of obesity: Georges Méliès´s filmography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

GOMES, Roberta de Souza; LAMASSA JUNIOR, Francisco; SILVA, Alan Camargo  and  LUDORF, Sílvia Maria Agatti. Professores universitários de Educação Física: atribuições profissionais sob investigação. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77239.  Epub Mar 01, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77239.

O contexto de atribuições desenvolvidas em uma universidade é eivado de complexidade, independentemente da área e, neste sentido, urge ser investigado, especialmente sob o ponto de vista dos professores universitários, como no presente caso. O objetivo do estudo é compreender como professores de Educação Física universitários lidam com suas atribuições profissionais, no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e às vivências administrativas. A partir da abordagem qualitativa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com docentes de um curso de graduação em Educação Física de uma universidade pública, além da análise do Currículo Lattes dos mesmos. Foi possível concluir que os docentes estão satisfeitos com suas escolhas profissionais e buscam se organizar para cumprir as diversas atividades acadêmicas. Entretanto, problemas como elevada carga de trabalho e falta de infraestrutura adequada, dentre outros, podem gerar dificuldades no cotidiano laboral.

Keywords : Educação física; Docentes; Universidade; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )