SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Processos de formação continuada: alinhando práticas e construindo saberes na Educação Física escolarHistória da obesidade: a filmografia de Georges Méliès índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GOMES, Roberta de Souza; LAMASSA JUNIOR, Francisco; SILVA, Alan Camargo  e  LUDORF, Sílvia Maria Agatti. Professores universitários de Educação Física: atribuições profissionais sob investigação. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77239.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77239.

O contexto de atribuições desenvolvidas em uma universidade é eivado de complexidade, independentemente da área e, neste sentido, urge ser investigado, especialmente sob o ponto de vista dos professores universitários, como no presente caso. O objetivo do estudo é compreender como professores de Educação Física universitários lidam com suas atribuições profissionais, no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e às vivências administrativas. A partir da abordagem qualitativa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com docentes de um curso de graduação em Educação Física de uma universidade pública, além da análise do Currículo Lattes dos mesmos. Foi possível concluir que os docentes estão satisfeitos com suas escolhas profissionais e buscam se organizar para cumprir as diversas atividades acadêmicas. Entretanto, problemas como elevada carga de trabalho e falta de infraestrutura adequada, dentre outros, podem gerar dificuldades no cotidiano laboral.

Palavras-chave : Educação física; Docentes; Universidade; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )