SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Profile of sport and leisure managers in the municipalities of the southern coastal identity territory of BahiaExperiencing circus activities and giving new meaning to social relations at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

PAIANO, Ronê et al. Percepção de estudantes sobre a criação de jogos nas aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77757.  Epub Jan 05, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77757.

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar a percepção dos estudantes sobre a experiência de criar e vivenciar jogos nas aulas de educação física. Participaram 56 estudantes, entre 8 e 10 anos, de uma escola da cidade de São Paulo e dois professores de educação física. As percepções e reações dos estudantes neste projeto de criação de jogos foram obtidos por dois instrumentos: a) Observação das aulas e construção de Diário de campo e b) Diálogo coletivo com os estudantes ao final da intervenção, ambos analisados qualitativamente. Nos relatos dos estudantes o sentimento de felicidade esteve presente assim como o vislumbramento por receberem elogios dos colegas. Mencionaram também o desafio na mediação de conflitos e posturas no grupo. Identificam-se aqui uma grande variedade de formas de aprendizagens por conta do protagonismo do estudante fruto dessa relação dialógica entre criar o jogo, comunicar o jogo e vivenciar o jogo.

Keywords : Criatividade; Educação física; Ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )