SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Perfil de los gestores deportivos de los municipios del territorio de identidad litoral sur de BahíaExperimentar actividades circenses y dar un nuevo significado a las relaciones sociales en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

PAIANO, Ronê et al. Percepção de estudantes sobre a criação de jogos nas aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77757.  Epub 05-Ene-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77757.

O objetivo deste artigo foi descrever e analisar a percepção dos estudantes sobre a experiência de criar e vivenciar jogos nas aulas de educação física. Participaram 56 estudantes, entre 8 e 10 anos, de uma escola da cidade de São Paulo e dois professores de educação física. As percepções e reações dos estudantes neste projeto de criação de jogos foram obtidos por dois instrumentos: a) Observação das aulas e construção de Diário de campo e b) Diálogo coletivo com os estudantes ao final da intervenção, ambos analisados qualitativamente. Nos relatos dos estudantes o sentimento de felicidade esteve presente assim como o vislumbramento por receberem elogios dos colegas. Mencionaram também o desafio na mediação de conflitos e posturas no grupo. Identificam-se aqui uma grande variedade de formas de aprendizagens por conta do protagonismo do estudante fruto dessa relação dialógica entre criar o jogo, comunicar o jogo e vivenciar o jogo.

Palabras clave : Criatividade; Educação física; Ensino fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )