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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

YONAMINE, Mariana Harue  e  ROSSI, Fernanda. Experimentando as atividades circenses e ressignificando as relações sociais na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77923.  Epub 05-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77923.

O objetivo desse estudo é analisar as potencialidades das atividades circenses na ressignificação das relações interpessoais no cotidiano escolar, encorajadas pela ampliação artística e afetiva ao longo do processo de ensino e aprendizagem dessa prática corporal. O processo foi desenvolvido durante um semestre letivo, em uma escola pública (municipal) da cidade de Bauru-SP, com participação de 28 crianças de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados, fundamentada na análise de conteúdo, evidenciou três categorias correspondentes às práticas corporais, às experiências estéticas e o protagonismo e coletivo infantis como potencializadoras para a transformação das relações sociais. Na primeira categoria a cooperação e o respeito foram fortalecidos. Já a segunda promoveu trocas de experiências e a criação artística coletiva, e a terceira o fortalecimento da autonomia e do diálogo. Com isso, as atividades circenses revelam-se potente caminho para a (re)construção qualitativa das relações sociais na escola.

Palavras-chave : Atividades circenses; Corporeidade; Sociologia da infância.

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