SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Experiencing circus activities and giving new meaning to social relations at schoolGymnastic elements present in the play in the park of a children's school institution: an approach focusing on basic movement patterns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

DIAS, Thais Mortola  and  FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst. A escola tem que discutir; a família que deve orientar: as escolas rio-grandinas e as questões de gênero. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78100.  Epub Mar 20, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78100.

O presente estudo se propôs a averiguar o tratamento dado a temática gênero em escolas da cidade de Rio Grande - RS, assim como, identificar o posicionamento dos professores e professoras sobre a temática gênero ser trabalhada nessas instituições. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram professores e professoras de Educação Física e alunos e alunas do 9° ano do ensino fundamental, os quais contribuíram, respectivamente, através dos seguintes instrumentos de coleta: entrevista semiestruturada e questionário. Percebemos que a instituição escola não é um campo neutro, pois ela ainda é um espaço que internaliza os preceitos que estruturam a sociedade, reforçando binarismos. Identificamos que às questões que envolvem gênero não são uma temática muito recorrente nas escolas investigadas, sendo que os professores e as professoras têm distintas percepções sobre essa ser tratada nas escolas e nas aulas de Educação Física, resultando em dois grupos: os pró-discussão (acreditam que essa temática é pertinente de discussão no âmbito escolar, buscando a transformação radical do contexto social) e os contra discussão (não apresentam interesse nessa discussão, não abrindo espaço para o debate, revelando o quão interessado está na manutenção da ordem social da lógica do sistema de dominação-exploração).

Keywords : Questões de gênero; Sociedade; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )