SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Experimentando as atividades circenses e ressignificando as relações sociais na escolaElementos gímnicos presentes nas brincadeiras no parque de uma instituição escolar infantil: uma abordagem com foco nos padrões básicos de movimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

DIAS, Thais Mortola  e  FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst. A escola tem que discutir; a família que deve orientar: as escolas rio-grandinas e as questões de gênero. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78100.  Epub 20-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78100.

O presente estudo se propôs a averiguar o tratamento dado a temática gênero em escolas da cidade de Rio Grande - RS, assim como, identificar o posicionamento dos professores e professoras sobre a temática gênero ser trabalhada nessas instituições. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram professores e professoras de Educação Física e alunos e alunas do 9° ano do ensino fundamental, os quais contribuíram, respectivamente, através dos seguintes instrumentos de coleta: entrevista semiestruturada e questionário. Percebemos que a instituição escola não é um campo neutro, pois ela ainda é um espaço que internaliza os preceitos que estruturam a sociedade, reforçando binarismos. Identificamos que às questões que envolvem gênero não são uma temática muito recorrente nas escolas investigadas, sendo que os professores e as professoras têm distintas percepções sobre essa ser tratada nas escolas e nas aulas de Educação Física, resultando em dois grupos: os pró-discussão (acreditam que essa temática é pertinente de discussão no âmbito escolar, buscando a transformação radical do contexto social) e os contra discussão (não apresentam interesse nessa discussão, não abrindo espaço para o debate, revelando o quão interessado está na manutenção da ordem social da lógica do sistema de dominação-exploração).

Palavras-chave : Questões de gênero; Sociedade; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )