SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64La escuela tiene que discutir; la familia para guiar: las escuelas rio-grandinas y las cuestiones de géneroEntre salidas y llegadas: las posibilidades de movilidad académica para la formación inicial en Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; SILVA, Ana Flávia da; LOPES, Priscila  y  NIQUINI, Claudia Mara. Elementos gímnicos presentes nas brincadeiras no parque de uma instituição escolar infantil: uma abordagem com foco nos padrões básicos de movimento. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78195.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78195.

A pesquisa objetivou identificar a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras de crianças em um parque construído com material alternativo (pneus) no contexto de uma instituição de Educação Infantil no Município de Diamantina-MG, amparado no referencial dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs) elencados por Russel (2010). Com caráter descritivo, utilizou-se como técnica de coleta das informações a observação sistemática, realizadas durante horários destinados ao livre brincar, com presença do professor regente. Neste sentido, a pesquisa contou com fotos, filmagens e anotações realizadas em diário de campo, possibilitando interpretar e categorizar os movimentos infantis na abordagem dos PBMs. Os resultados permitiram identificar movimentos realizados espontaneamente pelas crianças e organizá-los a partir da perspectiva dos PBMs apontando que tais ações motoras permeiam o universo infantil através das brincadeiras e experimentações corporais no parque, as quais precisam ser estimuladas e vivenciadas pelas crianças no intuito de ampliar os saberes e experiências corporais.

Palabras clave : Ginástica; Educação infantil; Brincar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )