SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64A escola tem que discutir; a família que deve orientar: as escolas rio-grandinas e as questões de gêneroEntre partidas e chegadas: as possibilidades da mobilidade acadêmica para a formação inicial em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; SILVA, Ana Flávia da; LOPES, Priscila  e  NIQUINI, Claudia Mara. Elementos gímnicos presentes nas brincadeiras no parque de uma instituição escolar infantil: uma abordagem com foco nos padrões básicos de movimento. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78195.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78195.

A pesquisa objetivou identificar a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras de crianças em um parque construído com material alternativo (pneus) no contexto de uma instituição de Educação Infantil no Município de Diamantina-MG, amparado no referencial dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs) elencados por Russel (2010). Com caráter descritivo, utilizou-se como técnica de coleta das informações a observação sistemática, realizadas durante horários destinados ao livre brincar, com presença do professor regente. Neste sentido, a pesquisa contou com fotos, filmagens e anotações realizadas em diário de campo, possibilitando interpretar e categorizar os movimentos infantis na abordagem dos PBMs. Os resultados permitiram identificar movimentos realizados espontaneamente pelas crianças e organizá-los a partir da perspectiva dos PBMs apontando que tais ações motoras permeiam o universo infantil através das brincadeiras e experimentações corporais no parque, as quais precisam ser estimuladas e vivenciadas pelas crianças no intuito de ampliar os saberes e experiências corporais.

Palavras-chave : Ginástica; Educação infantil; Brincar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )