SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Elementos gímnicos presentes nas brincadeiras no parque de uma instituição escolar infantil: uma abordagem com foco nos padrões básicos de movimentoUniversitários participantes de um programa de atividade física e lazer podem mudar seus hábitos de vida? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

RIBEIRO, José Antonio Bicca  e  AFONSO, Mariângela da Rosa. Entre partidas e chegadas: as possibilidades da mobilidade acadêmica para a formação inicial em Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78201.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78201.

O presente estudo objetivou analisar as contribuições que a mobilidade estudantil internacional pode proporcionar para a formação inicial, identificando ainda as principais motivações e os desafios encontrados pelos estudantes durante o período no exterior. Participaram do estudo 16 estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas/RS, que responderam a um questionário semiestruturado enviado de forma online. Os resultados mostraram que a vontade de conhecer um país diferente, o incentivo de professores e a busca por qualificação profissional foram os principais motivos de realização da mobilidade. As principais dificuldades encontradas foram o atendimento da burocracia do edital ou problemas familiares/financeiros enfrentados. Com relação às principais contribuições para a formação destacam-se o conhecimento de novas e diferentes culturas, a estrutura qualificada usufruída na universidade estrangeira, e o estabelecimento de redes de colaboração científica junto aos professores e grupos de pesquisa no exterior.

Palavras-chave : Ensino superior; Internacionalização; Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )