SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Dumbo, a trajetória de um atleta como síntese da conexão Brasil-AngolaCorpo e movimento e o projeto político-pedagógico na educação infantil: tensões na relação com a BNCC e o RCG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Adriano Lopes de  e  TAVARES, Otávio. Notas etnográficas sobre a educação em valores no contexto escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79707.  Epub 10-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79707.

Este artigo objetiva identificar, analisar e dar visibilidade às práticas de educação em valores desenvolvidas nos espaços intraescolares, com ênfase no papel atribuído à Educação Física neste desígnio conjuntural. Para tanto realizamos um estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Vitória/ES, reconhecida por desenvolver um trabalho significativo na localidade em que está inserida. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se a partir de um conjunto de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que a Educação Física é considerada como sendo potencialmente eficaz para o engendramento de práticas de educação em valores, sobretudo, em decorrência do clima afetivo empreendido nos seus espaços pedagógicos. Assim, conclui-se que é fundamental tornar exequível tal propósito educativo em toda a escola, pautando-se, para tanto, numa prática testemunhal.

Palavras-chave : Educação em valores; Contexto escolar; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )