SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Notas etnográficas sobre la educación en valores en la escuelaEl trabajo docente en escuelas deportivas: experiencias relatadas en el colégio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

ELESBAO, Heloisa  y  CAMARGO, Maria Cecília da Silva. Corpo e movimento e o projeto político-pedagógico na educação infantil: tensões na relação com a BNCC e o RCG. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79720.  Epub 20-Mayo-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79720.

Neste artigo tem-se o objetivo de discorrer sobre as possíveis tensões na relação entre proposições relativas ao corpo e movimento no processo de elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) para a Educação Infantil (EI) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), considerando-se a parte específica da EI dos documentos. Para tanto, fez-se uma análise documental, em diálogo com alguns referenciais da área sobre a temática, abrangendo elementos referentes à construção do PPP e sua relação com o currículo da escola, o currículo na EI e a Educação Física, além do corpo e o movimento e a EI. Nessa análise, observou-se que parece haver tensões na elaboração dos PPP e dos currículos em relação ao corpo/movimento, de acordo com as concepções, muitas vezes ambíguas, contidas na BNCC e reafirmadas no RCG.

Palabras clave : Corpo e movimento; Projeto político-pedagógico; Educação infantil; Base nacional comum curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )