SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Body and movement and the political-pedagogical project in childhood education: tensions in the relationship with BNCC and RCGThe impacts of the pandemic on the professional activity of dance teachers in gyms in Campo Grande (MS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

TERRAGNO, Tatiana Martins  and  GINCIENE, Guy. O trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79776.  Epub June 25, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79776.

Neste artigo tematizam-se as experiências docentes dos professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre, RS. No estudo, uma pesquisa narrativa, a produção dos dados foi obtida mediante entrevistas e observação dos participantes registradas em diário de campo além da análise de documentos, no período de outubro a dezembro de 2019. A análise das informações coletadas revelou que os professores colaboradores do estudo percebem seu trabalho dentro de um contexto de “não lugar” de atuação docente. A construção das experiências docentes desses professores perpassa suas histórias de vida com o esporte e está fortemente ligada à cultura escolar na qual estão inseridos.

Keywords : Professores de educação física; Trabalho docente; Escola; Esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )