SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64El trabajo docente en escuelas deportivas: experiencias relatadas en el colégioEnseñar juegos chinos: contribuciones interculturales en las clases de Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CRUZ, Karen de Souza  y  ROSA, Marcelo Victor da. Os impactos da pandemia no exercício profissional de professores de dança em academias de Campo Grande (MS). Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79818.  Epub 15-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79818.

A pandemia provocada pela covid-19 afetou todo o mercado brasileiro de forma abrupta. A dança foi uma das áreas que obteve grande perda financeira e o presente artigo tem como objetivo avaliar o impacto na atuação de professores de dança em Campo Grande (MS) causado pelo covid-19. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, em que foi disponibilizado um questionário on-line para 23 docentes. Para as perguntas quantitativas, realizou-se uma análise descritiva dos dados, os quais serão apresentados em tabelas. Nas questões qualitativas o estudo compreendeu três etapas: organização e leitura dos documentos; codificação dos materiais e categorização. De maneira geral, a pandemia diminuiu a renda dos profissionais pesquisados, devido à suspensão das aulas e à redução na quantidade de alunos. Além disso, muitos foram forçados a mudar sua maneira de trabalhar e a buscar meios de complementação salarial, até mesmo por auxílios do governo.

Palabras clave : Dança; Pandemia; Covid-19; Mercado da dança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )