SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Los impactos de la pandemia en el ejercicio profesional de los profesores en las academias de danza de Campo Grande (MS)La práctica pedagógica de los profesores de Educación Física: desafíos para la formación continua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FU, Ho Shin; SILVA, Pedro Henrique Bezerra da; BRASILEIRO, Lívia Tenorio  y  MELO, Marcelo Soares Tavares de. O ensino dos jogos chineses: contribuições interculturais nas aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e79850.  Epub 25-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79850.

O estudo objetivou analisar as contribuições interculturais do ensino dos jogos chineses para a formação dos estudantes nas aulas de Educação Física. Para isso, a pesquisa configura-se como qualitativa do tipo participante, onde os procedimentos para coleta dos dados foram as filmagens e a observação-participante, enquanto que para a análise nos subsidiamos da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos indicaram que o ensino dos jogos chineses nas aulas de Educação Física, contribuiu de forma significativa para que os estudantes conhecessem outra cultura, e no processo também desenvolvessem competências cognitivas e motoras através da sua prática. Com isso, concluímos que a presença desses jogos no ambiente escolar favorece a formação intercultural de um sujeito crítico e conhecedor de outros contextos e culturas.

Palabras clave : Jogos chineses; Interculturalidade; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )